animacao flash

Trabalho desenvolvido

√Č recorrente vermos a m√≠dia falar dos benef√≠cios que os exerc√≠cios f√≠sicos trazem √† nossa sa√ļde quando praticados regularmente e do combate ou preven√ß√£o √†s diversas doen√ßas como doen√ßas ateroscler√≥tica coronariana, hipertens√£o arterial sist√™mica, doen√ßa vascular perif√©rica, obesidade, diabetes, osteosporose, osteoartrose, c√Ęncer, ansiedade, depress√£o, entre outras.

De modo geral, todas as pessoas (todos) podem melhorar os componentes de aptid√£o f√≠sica ligados √° sa√ļde: a capacidade cardio-respirat√≥ria, a flexibilidade, for√ßa e resist√™ncia muscular, e a composi√ß√£o corporal. No entanto, √© consenso que para a melhoria de tais aspectos, √© importante ter a orienta√ß√£o da intensidade adequada e a freq√ľ√™ncia da mesma, assim como de qual modalidade de atividade f√≠sica seja a mais indicada para o seu perfil e objetivo.

A seguir, apresentamos algumas das atividades desenvolvidas no programa de personal, seus benefícios e os grupos de pessoas mais indicados a praticá-las.

Atividade aeróbica (corrida, caminhada, bicicleta, esteira, natação, entre outras)

Trata-se de uma atividade f√≠sica cont√≠nua, com ou sem varia√ß√£o de intensidade, que quando praticada acima de 20 minutos, numa freq√ľ√™ncia de 3-5x na semana, gera adapta√ß√Ķes em nosso organismo que melhoram a fun√ß√£o cardiorespirat√≥ria, ou seja, o condicionamento f√≠sico.

Quando praticadas numa intensidade submáxima (ritmo em que é possível conversar), mobilizam a gordura como principal fonte energética, por isso, são indicadas para pessoas que precisam perder peso. Obesos, indivíduos com problemas nos joelhos, hérnias de disco, e cardiopatas, são os que mais se beneficiam dessa atividade com supervisão.

Exercício resistido e Musculação

Sendo uma modalidade que proporciona os melhores métodos para ganhos de força muscular, o exercício resistido é definido como a execução de movimentos contra uma dada resistência, proporcionada por alteres, pesos livres ou aparelhos de musculação.

Pode atender aos objetivos de melhora da RML (resist√™ncia muscular localizada), quando executados com cargas moderadas, por√©m em altas repeti√ß√Ķes, e √† hipertrofia muscular, com cargas elevadas e um volume pequeno de execu√ß√Ķes. No primeiro caso, as adapta√ß√Ķes s√£o de origem metab√≥licas, contribuindo para melhor defini√ß√£o da musculatura. No segundo, ocorre o aumento do volume muscular, proporcionado pelas adapta√ß√Ķes morfol√≥gicas nas fibras musculares. A magnitude de ambos os casos √© determinada por fatores intr√≠nsecos e extr√≠nsecos de cada pessoa.

Embora ainda carregue alguns antigos paradigmas, engana-se quem pensa que somente atletas e halterofilistas possam tirar proveito deste tipo de exercício. Bem orientados, eles podem beneficiar diversos grupos, resultando em melhora da qualidade de vida das pessoas, considerando que a Força está presente nas atividades do dia-dia.

Os idosos desaceleram o processo de perda da for√ßa muscular e da massa √≥ssea, mantendo-se ativos por mais tempo; os obesos podem ter gastos cal√≥ricos extras no seu dia fazendo a manuten√ß√£o do tecido muscular e diretamente de seu gasto metab√≥lico basal; os cardiopatas se beneficiam da diminui√ß√£o da press√£o arterial p√≥s exerc√≠cio, assim como do fortalecimento dos m√ļsculos card√≠acos. Os exerc√≠cios resistidos podem ajudar as pessoas com problemas de coluna, equilibrando os grupos musculares e corrigindo a postura; nos casos de h√©rnias de disco, exerc√≠cios espec√≠ficos executados em isometria (est√°ticos) e os isot√īnicos (din√Ęmicos) t√™m contribu√≠do sensivelmente com a estabiliza√ß√£o da coluna diminuindo os n√≠veis de dores; entre outros.

Treinamento de Corrida

A corrida √© um exemplo de atividade aer√≥bica que ao longo da √ļltima d√©cada se tornou muito popular. De acordo com a revista O2, especializada no ramo, o n√ļmero de corredores tem crescido 20-25% a cada ano e em algumas provas √© poss√≠vel ver a participa√ß√£o impressionante de 20 mil pessoas.

As raz√Ķes dessa procura s√£o in√ļmeras: modismo, amigos, sa√ļde, qualidade de vida, al√©m disso, os altos investimentos das grandes marcas para o segmento esportivo, que atualmente oferece provas para todos os gostos: 10km, 21km, 42km, revezamento, diurnas, noturnas, infantis, aventura, s√≥ para mulheres, entre outras.

Por√©m, como em toda atividade f√≠sica, cuidados e orienta√ß√Ķes s√£o necess√°rios. N√£o d√° para tratar a corrida como algo simples e sair correndo, porque ela n√£o √©.Existe uma s√©rie de cuidados a serem tomados quando algu√©m resolve come√ßar a correr. Importante verificar se a pessoas fez os testes e exames necess√°rios, se est√° dentro do peso adequado. Sente dores? √Č sedent√°rio? Etc…

Da mesma forma o é durante o processo de treinamento, no planejamento e objetivos de cada etapa, para que a corrida se desenvolva com qualidade e segurança.

Para o treinamento de corrida, devem ser oferecidos um planejamento e acompanhamento individualizado das planilhas, caracterizando o tipo de treino, os objetivos, bem como o volume e intensidade. Paralelamente, há que ser desenvolvido um trabalho de preparo muscular através de exercícios e alongamentos específicos.

Com esses crit√©rios em m√£os, √© poss√≠vel sentir os benef√≠cios f√≠sicos e psicol√≥gicos de uma das atividades mais antigas da humanidade…

 

e-mail: contato@leandropersonaltrainer.com.br

Telefones: (19) 9715-7879 | (19) 3273-2251